O que não pode faltar numa lista de compras saudável

Ainda que a opinião geral sobre uma alimentação saudável seja algo muito insustentável a nível económico, a verdade é que com as escolhas certas podemos desmistificar esta teoria.

Um facto muito importante, para quem está de dieta, é ir ao supermercado com uma lista de compras saudável. Os “alimentos saudáveis” pode marcar toda a diferença no sucesso de qualquer dieta.

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Dicas para fazer boas compras

Nunca ir às compras de estômago vazio – Ir ao supermercado com fome pode ser crucial. O factor “fome” perante a variedade de produtos é uma tentação, sendo por isso importante que façam as compras logo após uma refeição.

Levar uma lista – A ideia aqui é ter a lista sempre à mão e seguir aquilo que definimos e não nos deixarmos influenciar pelas promoções, descontos, publicidades (muitas vezes enganosas), entre outros factores. Desta forma evitamos tentações e gastos desnecessários.

Organizar a lista – Optem por fazer uma lista mais organizada, onde possam colocar os produtos agrupados por categoria. Demora mais 5 minutos mas é tempo que será recuperado no supermercado.

Preferir comprar na segunda quinzena do mês – A maioria dos consumidores compra no início do mês. Na segunda quinzena há uma queda normal de vendas e, por esse motivo, as empresas são motivadas a fazer mais promoções.

Evitar os fins-de-semana – Os dias em que os supermercados estão lotados nunca serão dias em que consigamos fazer compras como gostaríamos. A variedade diminui, a qualidade também e a falta de paciência fará com que não consigam pensar tão bem.

Não ir ao supermercado passear – Ficar a passear com o carrinho pelos corredores é meio caminho andado para fazer compras por impulso. É bom ir ao supermercado com tempo, mas é importante que estejamos focados.

Comparar preços da forma correta – Não comparem só o preço(visível) do produto, nem olhem só para as promoções. Vejam o que é realmente importante, preço/kg e preço/unidade, desta forma estão a comprar de uma forma consciente.

Ver os prazos de validade – Por vezes, quando se aproxima o prazo de validade as superfícies comerciais tendem a reduzir preços e há produtos que podem ser comprados por um preço bastante baixo sem que faça diferença na qualidade do produto.

Conferir a conta – Por vezes há enganos ao marcar produtos ou promoções, confiram à medida que os produtos vão passando e até mesmo no final , olhando para o talão com atenção.

Lista de compras saudável

Cereais, Derivados e Tubérculos

É um grupo de alimentos bastante importante devido ao facto de serem estes  que nos fornecem a energia que precisamos para o nosso dia-a-dia.

  • Aveia
  • Arroz integral
  • Massa integral
  • Batata-doce
  • Farinhas de aveia/arroz/mandioca
  • Pão integral/cereais

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Legumes

Este grupo de alimentos prima pela sua composição rica em vitaminas, sais minerais, fibras e água.

  • Alface/Rúcula
  • Abóbora
  • Curgete
  • Beringela
  • Cenoura
  • Couve-flor
  • Bróculos
  • Pepino
  • Pimento
  • Beterraba
  • Gengibre
  • Tomate ( É considerado uma fruta mas agrupa-se no supermercado, por vezes, perto dos legumes )

Fruta

Tal como os legumes, também as frutas fornecem grande quantidade de vitaminas, minerais e água. Também fornecem açúcares, em pouca quantidade.

  • Banana
  • Abacate
  • Pêra
  • Maçã
  • Limão
  • Laranja
  • Toranja
  • Ananás
  • Kiwi

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Leguminosas

São uma excelente fonte de proteína, principalmente para os vegetarianos. São uma boa opção para quando se está de dieta por nos permitir a sensação de saciedade por mais tempo, devido ao elevado teor de fibra, e são super ricas em vitaminas e minerais. São, no fundo, um grupo alimentar bastante completo e económico.

  • Feijão
  • Lentilhas
  • Grão-de-bico
  • Favas
  • Ervilhas

Carne, peixe e ovos

Estes alimentos fornecem ao nosso organismo proteínas de alta qualidade. Também são ricos em gorduras, vitaminas, e minerais (como é o caso do ferro).

  • Frango
  • Peru
  • Ovos
  • Atum enlatado ao natural
  • Pescada e peixes magros no geral
  • Salmão

 

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Lacticínios

Estes alimentos são uma óptima fonte de proteínas, cálcio, vitaminas e de outros nutrientes essenciais.

  • Iogurtes naturais
  • Queijo fatiado (preferencialmente magro dos Açores)
  • Queijo Quark
  • Queijo ricotta
  • Queijo mozzarela
  • Leite magro (Se pudermos variar e comprar também bebidas vegetais, será o ideal)

Gorduras

Alimentos ricos em gordura são também uma fonte de energia.

  • Azeite extra virgem

Frutos Secos e Sementes

São alimentos ricos em gorduras boas, monoinsaturadas e polinsaturadas, o que faz com que sejam bons aliados para a saúde do nosso coração. Ao consumir estes alimentos está a dar ao seu organismo uma boa dose de antioxidantes, vitaminas, minerais e proteínas.

  • Nozes
  • Cajú
  • Castanha do pará
  • Amendoins
  • Amendoas
  • Linhaça
  • Amaranto
  • Chia
  • Quinoa
  • Sementes de sésamo ou gergelimbowl, delicious, diet

 

 

 

 

 

 
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Ainda que a opinião geral sobre uma alimentação saudável seja algo muito insustentável a nível económico, a verdade é que com as escolhas certas podemos desmistificar esta teoria. Um facto muito importante, para quem está de dieta, é ir ao supermercado com uma lista de compras saudável. Os “alimentos saudáveis” pode marcar toda a diferença no sucesso de qualquer dieta.
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